Bancada feminina da Câmara Municipal de Rodrigues Alves solicita atendimento ginecológico para mulheres do município
Em conversa com Catiana, coordenadora regional da saúde no Vale do Juruá, na última quinta-feira (24), a bancada feminina da Câmara Municipal de Rodrigues Alves (AC), composta pelas vereadoras Magila Damasio, Terezinha Fernandes, Paula Paixão e Luciene da Foz, solicitou que no mês de abril haja um atendimento itinerante na área ginecológica para atender as necessidades das mulheres do município, visto que não há ginecologistas em Rodrigues Alves. Quando há precisão de atendimento nesta área, as mulheres precisam se deslocar até a Maternidade de Cruzeiro do Sul e, quase sempre, a espera longa.
“A nossa preocupação é que não tem ginecologista no município e 70% da nossa população é zona rural, e as mulheres são agricultoras, trabalham no campo, pegam muito sol, são domésticas, dona do lar e, na maioria dos casos, elas não têm como pagar uma consulta ginecológica”, explicou a vereadora Luciene da Foz (MDB).
A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (24). Ainda neste encontro foi falado sobre as cirurgias eletivas, que estão paradas por conta da greve, a informação é que logo elas retornarão.